CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Reunião Técnica de Combate ao Comércio Ilegal

Compartilhe essa publicação:

A Reunião Técnica de Combate ao Comércio Ilegal, realizada em 16 de novembro, contou com a presença de diversos órgãos, entre os quais a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Fazenda Estadual, fiscalização municipal, Procon, Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, Corpo de Bombeiros, CDL, Corede Campos de Cima da Serra e vereadores, além de um pequeno número de comerciantes de vários segmentos e da imprensa local e Rádio Viva.

O vice coordenador da Comissão de Combate ao Comércio Ilegal da Fecomércio RS, Daniel Amádio, expôs aos presentes as consequências do comércio ilegal, tanto para o comércio local como para os consumidores, bem como para a arrecadação tributária estadual e municipal, apresentando também os números referentes às movimentações desse comércio durante o ano de 2016.

Após a exposição ocorreu um amplo debate entre todos os presentes, diagnosticando-se que existe uma falha de comunicação entre os órgãos envolvidos no combate a este crime.

Com base nesse debate, o presidente do Sindilojas Vacaria, Antônio Dutra, sugeriu que sejam realizadas outras reuniões para ampliar essa discussão, mobilizando um número ainda maior de entidades e órgãos.

Definiu-se que o grupo de WhattsApp “Comércio Alerta Vacaria”, criado em 2016 por iniciativa do Sindilojas Vacaria para facilitar a comunicação entre comerciantes e órgãos de segurança locais será ampliado também para receber denúncias e para a troca de informações referentes ao combate ao comércio Ilegal.

Na oportunidade também foi abordada a questão do projeto sobre feiras itinerante – elaborado pelo Sindilojas Vacaria e demais entidades representantes do comércio local e entregue ao Prefeito Municipal no dia 14/11 -, bastante pertinente em relação ao tema da reunião. Quanto a esse projeto, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores comprometeu-se a dar celeridade ao projeto para votação ainda neste ano.

Rolar para cima