Na última segunda-feira, dia 19 de novembro, o presidente do Sindilojas Vacaria, Antônio Dutra, participou da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores, ocupando aquele espaço para manifestar-se em nome do sindicato e dos demais membros da Comissão de Assessoramento quanto à questão dos vendedores ambulantes.
A manifestação fez referência aos trailers que ocupam espaços no centro da cidade, os quais têm causado prejuízos aos comerciantes estabelecidos, seja pelo cheiro que gordura que penetra no interior de suas lojas e impregna nas roupas expostas, seja pelo bloqueio de sua vitrine – que é o chamariz para muitos clientes que transitam na rua.
A solicitação apresentada pelo Sindilojas foi no sentido de que seja acionada a Comissão de Assessoramento composta por representantes do Executivo, do Sindilojas, da CDL, da CIC e dos representantes dos vendedores ambulantes, criada através da Lei nº 3.926/2016, que regulamenta o comércio ambulante. em seus artigos 18 a 20.
A partir dessa solicitação, foi realizada, no dia 20 de novembro, uma reunião entre o Sindilojas, representado pelo seu vice-presidente, Vitor Ziegler, a CDL, representada por Fabiano Rech, a CIC, representada pelo Dr. Tito Borges e dois representantes dos vendedores ambulantes.
Nessa reunião, que atendeu à demanda apresentada pelo Sindilojas na Câmara Municipal, foi decidido que será proibida a instalação de trailers e foodtrucks em frente aos estabelecimentos comerciais, reservando-se a eles as áreas em frente de instituições públicas ou específicas, com estudo de impacto visual e ambiental.
Ainda, foi acordado que serão retirados do entorno da Praça Daltro Filho e da Catedral todos as ambulantes, que serão deslocados para as ruas detrás de onde se localizam e a realização de estudos relativos a novos microempreendedores individuais, com a destinação de áreas específicas e com layout padronizado para sua instalação.
Esta iniciativa reforça mais uma vez o compromisso do Sindilojas Vacaria na defesa dos interesses e demandas de seus associados, a união entre as entidades representativas do setor e o Poder Público para a busca de soluções para questões que atingem a categoria e que sejam justas, equilibradas e baseadas no respeito mútuo.
O Sindilojas, como representante legal dos comerciantes de Vacaria, se coloca sempre à disposição de qualquer pessoa, órgão ou entidade que busque as soluções para que Vacaria possa crescer, mas de uma forma ordenada e socialmente justa.